segunda-feira, 25 de abril de 2016

As 50 obras essenciais da literatura portuguesa, in Diário de Notícias, 2016

http://www.dn.pt/artes/interior/as-50-obras-essenciais-da-literatura-portuguesa-5140124.html

Não era bem o que eu escolheria, mas não estou mal:
Os Lusiadas - só se for maluca, ler do início ao fim. Já chega o que li na escola (a vida é curta, e há mais livros).
Livro do Desassossego, Fernando Pessoa - está começado, há uns dias apenas :) (apesar de o ter desde 1997!!!)
Os Maias, Eça de Queiroz - já li (escola, que bem me fizeste...) e vi o filme, já chega
Cancioneiros Medievais (Cantigas de Amigo e de Amor) - lembro-me da escola, também já chega
Memorial do Convento, José Saramago - várias tentativas, um dia há-de ir*
Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett - comecei, mas não me lembro se acabei
A Sibila, Agustina Bessa-Luís - estou a vê-lo... comecei mas...
Aparição, Vergílio Ferreira - li no 12º, era obrigatório, mas não me lembro, está por cima d'A Sibila, no mesmo monte-lista-de-espera
O Erro de Descartes, António Damásio - lembro-me de o ter, mas não encontro.


PS - Nada de Miguel Torga?!? (esquecido pelo Nobel, esquecido pelos portugueses?)

* fui buscar, verifiquei a marquinha, e coloquei onde?... no monte-lista-de-espera ...

Sem comentários: