domingo, 3 de agosto de 2008

Boa Noite, Mãe!

Boa noite, mãe...
A vida é longa
mas curto é o dia.

E estou cansada,
quero dormir.                                 Rita, 09-07-2008

O título de uma peça de teatro, no CCC, começou a ficar dentro da minha cabeça, há cerca de um mês. Todos os dias passava pela grande tela que anunciava a passagem da digressão por estes lados. Não sabia nada sobre a peça, mas decidi que iria vê-la, mesmo que fosse apenas para sair de casa e quebrar o percurso normal dos meus passos. Um dia antes, comprei o bilhete, junto com uma amiga que entretanto também decidiu vir.

24 de Julho de 2008, 22 horas. A peça inicia-se um pouco atrasada, com a sala cheia. Quantos desconheceriam o que iriam ver, como eu? O primeiro embate não demora muito. E desde aí, não consegui conter as lágrimas. Uma, depois de outra, e muitas mais. Se voltasse a ver a peça, o mesmo carpir.
Como se a tristeza me saísse dos olhos, a ritmos confusos, mas sem que terminasse, sem aliviar. Um nó na garganta, e um pensamento - serei só eu?
Boa Noite Mãe - 'night, Mother - é uma peça de teatro escrita pela notável dramaturga americana Marsha Norman, premiada com o famoso Prémio Pullitzer, que conta com a interpretação das actrizes Manuela Maria e Sofia Alves e com a realização plástica da jovem arquitecta angrense Raquel Pinheiro, sob direcção do director internacional, Celso Cleto.Marsha Norman, tem trabalhado para televisão e cinema, dirigindo actualmente o departamento de composição teatral da Juilliard Drama Scholl. Além de ter ganho vários prémios pode ainda realçar-se o Tony arrecadado com a sua obra intitulada The Secret Garden.

O suicídio anunciado na obra Boa noite Mãe, revela-nos a relação familiar de duas mulheres, mãe e filha, que, no decorrer de um espaço-tempo implacável, vivem uma profunda crise.Estas duas personagens, a filha Jess (Sofia Alves) e a mãe Thelma (Manuela Maria), vivem numa casa isolada no sul dos E.U.A.Jess, abandonada pelo marido, Cecil, e vivendo um drama com o voluntário desaparecimento do seu único filho, não consegue encontrar na sua vida uma última esperança e comunica à mãe Thelma que se vai suicidar.Thelma é uma mãe que construiu durante largos anos uma enorme solidão dentro do seu próprio casamento e uma relação dura com a sua filha. Esta noite, ao ser confrontada com a decisão desta, que nunca viu como a filha ideal, vai lutar desesperadamente para evitar que esta concretize a sua decisão, modificando o percurso desta noite.
Noite, que será, finalmente, de grandes revelações.

Sem comentários: